sexta-feira, fevereiro 27, 2015

Busca no site

Últimas Notícias

EDILBERTO CASTRO ARAUJO

edilberto (2)Em, 1982 conheci uma figura que considero especial, foi sem dúvida um dos grandes incentivadores do nosso mandato, reiteradas vezes nos encontramos na residência de outro grande amigo JOAO HERCULADO,  do mesmo quilate, João é sem dúvida um dos homens de bem desta terra; Osvaldo José Pires, Joaquim Eutímio Rodrigues, inúmeras pessoas que me aproximei e que até hoje cultivo amizade, teve como interlocutor esse amigo especial: EDILBERTO CASTRO ARAUJO (foto).

Edilberto saiu desta terra com destino ao Estado de Minas Gerais, precisamente para cidade do PAMPAM, hoje Fronteira dos Vales. Lá chegando se destacou pela sua inteligência e foi anfitriã de muitos e muitas dombasilienses, os(as) acolhendo com afinco.

Posteriormente enveredou para os estudos acadêmicos e   se formou em Direito, sendo hoje um dos mais respeitados militantes do direito com especialização no Eleitoral e Administrativo das Minas Gerais e do Brasil.

Grande amigo Edilberto,

Parabéns e muitos anos de vida.

JOSE MARIA CAIRES

GRANDE TEIXEIRA.

zemaria-na-nobelOutros projetos tem feito com que não tenho dado atenção às matérias deste BLOG. Aos poucos vamos desistindo desse projeto, pois entendo que não atinge mais os objetivos, mas antes de sair do ar quero homenagear algumas pessoas que construíram esta terra.

Dom Basílio é uma terra construída com muitas mãos, que pena que não consigo lembrar de todos: Maroto, Seu Né de Joazinho, Joao Maciano, Ze Tibério, são tantos.

Hoje eu quero falar do nosso primeiro Prefeito COSME ALVES TEIXEIRA, homem íntegro, cidadão honesto, exemplo de pai de família, cuja qualidade maior é o amor por Dom Basílio.

 Ouvi na minha juventude, centenas de vezes, o Teixeira cantar músicas de Noel Rosa e uma delas ele ainda canta pensando em  Dom Basílio, diz mais ou menos assim:

Um amor que eu não esqueço e que teve seu começo numa festa de São João, pois nascido em Livramento, veio aqui numa festa do padroeiro e gostou da terra, aqui se casou, constituiu família e chegou a ser Prefeito de nossa terra.

Fala que perto de você (DOM BASÍLIO) me calo, tudo penso e nada falo, tenho medo de chorar… E não pode ter emoção maior que ser o Prefeito eleito de uma cidade.

Dizia, se referindo aos desabores da política que as que me detesta, dizem que não presto, esse é o mal da política, mas o Teixeira é muito querido, as divergências ideológicas não chegavam a detestá-lo.

Ele sempre diz que o último desejo DOM BASILIO não pode negar, diga que me adora, e adoramos sim…

Frases fortes, mas verdadeiras. Fique tranquilo Teixeira, Dom Basílio te adora, não haverá de negar nenhum dos teus desejos e jamais deixará de te reconhecer, como nosso Grande Prefeito.

Aqui é sua terra querida.

GRANDE PREFEITO.

JOSE MARIA CAIRES

O PAPEL DO VEREADOR:

ze mariaTodos sabemos que cabe aos vereadores: Legislar e fiscalizar os atos do Prefeito, creio que ninguém desconhece essas atribuições.

Fazer as Leis  fica cada vez mais difícil para os Vereadores, pois quando fazem o Prefeito nunca cumpre, ou se cumpre é por que quer e quantas vezes o Prefeito faz sem nem sequer ouvir os edis. Um exemplo claro são as  diversas indicações, todas aprovadas por unanimidade no parlamento e poucas ou quase nenhuma são cumpridas.

De duas uma, ou os vereadores aprovam sem consciência da importância ou o fazem apenas para que os seus pares tenham em mãos uma indicação aprovada para mostrar paras seus eleitores, argumentando de que fez a sua parte.

Ja falei neste BLOG, precisamos que cada vereador tenha na sua cota um valor anual para fazer suas obras importantes no Município, claro que obedecendo todos trâmites legais, licitação, contrato, etc. mas que se cada Vereador tivesse R$ 50.000,00 por ano para atender suas demandas, as coisas mudariam e a valorização do legislativo se elevava.

Quanto a fiscalização esse é um ponto que precisa ser melhorado e muito. Os documentos que são apreciados (AQUELES BALANÇO CHEIO DE CÓDIGOS) os Vereadores não tem condições de entender e ficam sem subsídios essenciais para que eles possa fazer um juizo de valor, o que o vereador precisa é da cópia do recibo com a especificação da despesa, inclusive com a cópia do cheque que gerou o gasto.

Conheço Vereadores que vão aos Tribunais de Contas dos Municípios, copiar processos de pagamentos para averiguar e constatar se os serviços foram realmente prestados.

Enquanto nossos vereadores não fizerem isso, o PAPEL DO VEREADOR fica incompleto.

JOSE MARIA CAIRES

É BOM QUE TODOS SAIBAM.

zemaria-na-nobelA corrupção não é de hoje,  me lembro da frase emblemática que dizia: “ROUBAM, MAS FAZEM” bons tempos aquele. Atualmente a corrupção começa no Governo Federal, nas estatais, nas reguladoras, nos Governos dos Estados, nos Municipais e pasmem até nos legislativos Municipais.

A corrupção vem de duas vertentes a primeira é a incompetência de quem está no comando, pois a incapacidade atrai os espertos que cercam o executivo, engambela e rouba descaradamente o dinheiro do nosso povo sofrido. A segunda é a ingerência, aquela que os supostos responsáveis pela vitória querem mandar mais que o chefe, sob alegação que ele está no cargo por que ele o ajudou e fazem como aqui em Dom Basílio, coloca raposa para cuidar de galinheiro. É melhor não dá nome aos bois, mas na Saúde estavam fazendo isso, na administração tem uns espertinhos também, mas é bom o povo ver com olhos próprios.

Não enxergando fica como DANTE.

JOSE MARIA CAIRES